segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Enzo Gabriel

    Boa noite aos meus "quase um milhão de amigos"!!!

    Queremos compartilhar com vocês a doce experiência de conhecer uma criança muito especial, assim como a dura realidade de vê-la partir! Espalhar um pouco do seu perfume que tanto nos alegrou. Distribuir gratuitamente aquilo que custou tão caro, e é tão precioso: Sua vida, seu exemplo, sua breve história...



ENZO GABRIEL

        Contemplar aquele corpinho inerte sobre a cama daquele hospital foi uma das experiências mais tristes da minha vida. Sem expressar dor, satisfação ou desagrado, foi vestido com a roupa que mais amava: O uniforme do seu “Vasco”! Também pudera, além de ser o time do seu coração, estampava em suas cores as assinaturas dos seus grandes jogadores,   
              lembrança daquele dia inesquecível onde foi abraçado por cada um deles!
      Apenas nove anos de idade, completados no dia 13 de dezembro! O pequeno grande guerreiro teve sua festa de aniversário antecipada. Balões, bolo, presentes... Alegria da criança em meio ao choro dos adultos. Segundo as suas próprias palavras foi  “ o melhor aniversário da minha vida”! Foi também o último nesta terra, por isto tinha que ser o melhor! Mesmo já frágil e em meio a dores, conseguiu brincar, sorrir e brilhar!
      Sua querida mãe, guerreira forte e resignada,  sempre trabalhou incansavelmente para vê-lo curado.  Em orações,   em  viagens, em busca de novos tratamentos, empreendeu verdadeiras cruzadas na busca da cura do seu querido filhinho! Idas, vindas, renovação da esperança, frustração, medo! Alguém já disse que “ o carvalho torna-se mais forte a cada tempestade que enfrenta, porém  sua aparência pode tornar-se retorcida e triste". Não foi o que se viu nesta mulher: Força sim, mas aparência triste do carvalho sofrido jamais se viu nela! Com lágrimas nos olhos, pelo grande vento que levaria seu filho para voar para junto de Deus, ainda assim conseguiu sorrir e consolar a  muitos que nem conseguiam entender de onde vinha tal força!

        Um desavisado qualquer poderia afirmar que o câncer venceu, pois arrebatou um inocente na sua mais tenra idade, porém quem acompanhou de perto esta história, pôde perceber que mesmo não entendendo muitas vezes os caminhos inescrutáveis de Deus,  aprendemos que o valor de uma vida não se mede pela extensão dos anos que ela viveu, mas pela influência que exerceu, a alegria que espalhou, os ensinos que deixou, o doce perfume que mesmo depois de partir ainda impregna o ar, tornando o mundo um lugar mais agradável de se viver!
         Personalidade forte que sabia se impor, mesclada da pureza e inocência que só uma criança consegue expressar. Nos intervalos entre cirurgias, radioterapias e procedimentos desagradáveis, podíamos vê-lo nas dependências do nosso condomínio, correndo, ou melhor, “voando” com a capinha do seu super herói favorito, 
ou mesmo ostentando seu bonequinho “Max Steel”. A respeito deste, na sua última ida para o hospital, deixou ordens expressas, que queria ser acompanhado pelo seu querido amigo, presente recente de uma amiguinha muito querida. Quem foi visitá-lo, pôde ver o menino deitado e ao seu lado o tão precioso brinquedo! Não o deixou nem mesmo na última despedida, pois sua mãe fez questão de arrumar os dois bem juntinhos para a viagem ao céu!
             Enquanto contemplava aquele quadro de profunda dor e amor, permiti que minha mente viajasse e imaginei o Enzo sendo recebido no céu: Não mais o menino vestido com o uniforme do Vasco. Mas com as vestes brancas, diante do grande portão, sendo saudado pelo anjo  anfitrião que iria mostrar-lhe  as belezas do céu e a multidão de novos irmãos e amigos que iriam estar eternamente com ele, assim como Jesus em pessoa, o qual eu sou testemunha que o Enzo conhecia, pois dias antes querendo de alguma forma prepará-lo para aquele encontro, perguntei a ele:
- Enzo você já conhece a Jesus?
        Ao que enfaticamente ele respondeu:
- Claro, e quem não conhece a Jesus?
         Ainda diante do grande portão um pequeno contratempo. O anjo pergunta ao menino:
- O que é isto que você tem em sua mão?
        A resposta vem  de forma firme e tranqüila:
- É o meu amigo “Max Steel” que ganhei de minha outra  amiga muito especial!
       Ao que o anjo  se opõe:
 - Você tem que deixar este brinquedo aqui, não é permitido a entrada de brinquedos da terra aqui no céu!
       Novamente  de forma  mais firme que a primeira, Enzo responde:
- Se quiser que eu volte para a terra eu volto, mas sem o meu amigo não entro no céu!
        O anjo pede que Enzo fique ali esperando. Esta era uma situação nova para a qual ele precisaria de uma autorização especial. O portão se fecha, o menino fica ali esperando.
        O grande portão branco novamente se abre. Não mais o anjo aparece, desta vez  o próprio Jesus é quem vem encontrar-se com o menino corajoso. Abaixa-se para ficar ao mesmo nível do seu convidado, dá-lhe um demorado e gostoso abraço de boas-vindas
  e com a  voz  mais doce e meiga do que qualquer  pai amoroso, dirige-se à criança:
- O que você deseja Enzo Gabriel?
- Eu quero entrar no céu com meu amigo  “Max”!
      Fitando os olhos no menino com toda a ternura que só um Deus cuja essência é  o amor, estende a mão em direção ao boneco:
- Seja feito conforme o que você deseja Enzo queremos vê-lo aqui completamente feliz!
       A última imagem que vi em minha imaginação foi esta: Entrando pelos portais celestiais três seres de mãos dadas caminhando juntos. De um lado Jesus, o Deus perfeito e maravilhoso! No meio Enzo Gabriel, num novo corpo e com novas vestes. No lugar da antiga capinha de super-herói, um lindo par de asas, para poder voar por toda a imensidão dos céus. E do outro lado, também segurando em sua mão, não mais o bonequinho inanimado, mas o Max Steel  vivo  e forte de todas as histórias que o Enzo já havia imaginado..
    É assim que sempre nos lembraremos dele: Vivo, feliz, ao lado de Jesus!
       Tenho um filho de 7 anos e o grande desafio de também ao lado de minha  mulher lutarmos contra  esta doença. Perguntei ao meu filho, se gostaria de ir despedir-se do Enzo que era um dos seus melhores amigos. A resposta dele aquietou meu coração:
- Papai, prefiro lembrar do meu amigo Enzo brincando comigo e estando bem!
       Seguiremos assim:  Em uma das mãos a espada da luta que cada um de nós tem que empunhar! Sem esquecer que na outra mão deve ir o brinquedo da pureza que celebra a vida e que diz que não existem impossíveis para Deus, mesmo quando a própria morte tenta dizer o contrário!
       Este texto é uma homenagem ao Enzo Gabriel menino guerreiro e corajoso!  Também à sua mãe que soube sorrir mesmo na hora  mais  difícil de transferir sua riqueza mais preciosa para Deus! À minha mulher que  continua a lutar e em meios às dores também aprendeu a escolher sorrir e ser feliz! A todos que enfrentam a dor e a doença, e mesmo no altar do sacrifício como Isaque, o filho precioso de Abrão, continuam a confiar em Deus!
        Parabéns a vocês seres maravilhosos, que na sua grandeza, força e coragem tornam o mundo mais lindo!



                                                          
                                     Com carinho,


                                                                                                         Marcos

26 comentários:

eduarda guedes disse...

Que lindo, adorei!!!

Val disse...

Conheço a Ana da adolecência , e não a vejo há muito tempo . Devemos nos encontrar agora no próximo sábado , e não vejo a hora de dar um grande abraço , com toda a admiração . E a vc que escreveu essas lindas palavras , força , para derrubar o grande vilão .

Anônimo disse...

Meu primo Enzo foi uma das pessoas mais fortes que eu conheci. Enzo está alegrando o céu. Abc, André.

Anônimo disse...

Adorei Marcos....Tenho certeza de que Deus queria ele por perto pq ele era muito precioso...A Tia Tuca mata uma leão por dia...e sei q ele irá vencer o maior de todos o gigante Golias....e ela irá vencer essa batalha....Beijos Delgma

O Meu Mundo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

enzo foi muito forte,crianca lutadora, sempre vivira en meu coracao!! claudia(URUGUAYA)

Anônimo disse...

muito linda a homenagem,, estava com vc na hora da partida do Enzo e vc descreve perfeitamente como tudo aconteceu....com certeza ele agora esta no céu curado e feliz e tomando conta da mae tao corajosa e lutadora....myrian

Anônimo disse...

COMO MÃE E AVÓ QUE SOU,SÓ POSSO DIZER E-M-O-C-I-O-N-A-N-T-E!!!!!

Anônimo disse...

Que DEUS console a sua mãe aqui na terra porque no céu ENZO foi recebido com muita alegria por DEUS e a sua mãe MARIA.

Bibi &Lilian disse...

não tem como não chorar, a imagem de Jesus recedendo este anjo, as lembranças da dores que sofremos e sabemos que ele sentiu, a tristeza de saber que mais um guerreiro se foi, mesmo que certa que está no céu. Que Deus possa nos abençoar a todos, e dar consolo a familia do Enzo, consolo este que deve vir pela certeza de que ele esta no céu, juntinho de Jesus...
http://dosnossoslimoes.blogspot.com

Anônimo disse...

Que Deus na sua infinita bondade e misericórdia esteja com essa familia consolando e renovando as suas forças a cada manhã,é o desejo e a nossa oração,bjos no coração.Sylvia.

TIA MONICA disse...

TRISTE NOTICIA!!!!!!!!!
GABRIEL FOI UM GRANDE E DOCE ALUNO...
BJS TIA MONICA

Lúcia Fonseca disse...

Marcos, gostei muito de seu depoimento. Aqui em São Paulo, todos que conheceram o Enzo e a Ana Lúcia, jamais esquecerão esse menino super inteligente e amoroso; e essa mãe guerreira e solidária com outros que passavam pelo mesmo problema dela. O menino lindo que passou por diversas aventuras ao lado de seus super herois fêz inúmeras amizades. A mãe sempre sorridente, conquistava a todos e despertava nos médicos, funcionários da saúde, voluntários, pacientes e acompanhantes um sentimento de completa admiração. Só nos resta desejar à família, amigos e principamente à Ana Lúcia paz, serenidade e felicidade. O Enzo estará sempre em nossos melhores pensamentos.
Maria Lúcia - Projeto Felicidade

(Guerreira que luta com energia). disse...

Lúcia:

Obrigado pelo comentário! Claro que aquilo que coloquei no blog foi apenas uma pequena homenagem ao Enzo e mãe. Se fosse estender a história mesmo, teria que reconhecer a vasta imensidão de amigos e " anjos" que Deus preparou aqui na terra para apoiarem o Enzo na sua caminhada. Certamente você e o projeto Felicidade fizeram parte disto! Ele se foi, mas vocês continuam aqui apoiando, assistindo e abençoando a outros que também precisam. Que Deus abençoe vocês e à todas as crianças que como Enzo que nos ensinam com o a sua pureza e simplicidade!

um grande abraço!

Marcos, Tuca e Samy

Romulo Cabral Silva disse...

Parabéns pela mensagemm fiquei muito emocionado com seu amor ao meu Vasco da Gama e o carinho que os jogadores do Vasco tinha pelo Enzo Gabriel, Grande Abraço a todos da Familia Romulo Cabral Silva

leony disse...

Ana muito lindo esse texto do Enzo eu e minha mãe nos emocionamos ao ler esse texto e ver as fotos dele.

Que Deus te ajude a superar essa dor que só quem e mãe sabe o que você esta sentindo.

De seus grandes amigos: Leony luiz e Cremilda

Ana disse...

Oi Tuca!!
Já tentei vir cá e comentar mas sinceramente eu não sei a razão... mas não me deixava postar....
Por vezes fico uns tempos hibernada como as tartarugas... sem vontade para nada...
Mas qd ganho um pouco mais de energia sempre passo por cá para saber como vc vai.
Deixo-lhe um beijinho nesta notícia tão triste...
e não consigo comentar...
Beijinho mt grande para vc

Liliany disse...

Com certeza, Enzo está nos braços do Pai vivendo num mundo encantado onde ele agora, terá a oportunidade de viver numa felicidade plena. Envolvido com os outros anjos do céu, ele estará olhando e orando por cada um de nós. Sua passagem aqui na Terra não foi em vão. Ele ensinou a muitos o que é amar, a cor da alegria, a simplicidade de um olhar, um sorriso e acima de tudo ensinou a não desistir nunca e lutar sempre. Foi o que ele fez. Enzo, menino guerreiro, amado do Pai que deixa saudade, mas também a certeza que existe um lugar bem melhor do que este em que vivemos.
"Você é lindo demais, precioso aos olhos do Pai. Ninguém igual a você não tem jamais".
Valeu Enzo!
Liliany

Paula Melissa disse...

Linda homenagem!Parabéns pela iniciativa.

Evanil disse...

Com certeza, Marcos, meu filho era um menino muito especial. Suas palavras o descereveram perfeitamente. Agora ele é quem toma conta de nós! Agradeço sua homenagem e que você e sua família se inspirem na força que ele sempre teve, para vencer esta batalha. Evanil(pai)

Anônimo disse...

Recebi um email a alguns dias atras falando da importancia do suco de graviola que age como quimioterapia matando as celulas cancerigenas.

Margareth e João Pedro disse...

jamais esqueceremos do Enzo.Apesar de toda a sua luta, era um menino cheio de alegria e muita personalidade.Fique tranquila Ana seu anjo está com Jesus.

João Pedro disse...

Enzo eu te amo

Anônimo disse...

Fiquei bastante emocionada com suas palavras. Conheci o Enzo e conheço a Ana Lucia, guerreira, mulher de fibra e de garra.

Nila Tavares disse...

Este foi para mim, se não o único, um dos maiores exemplos de força,amor,fé e superação que pude acompanhar em toda minha vida.
Peço perdão a minha amiga Ana Lúcia e a este anjinho tão iluminado por não ter tido a coragem que deveria de estar mais perto.
Vocês estarão sempre em meu coração.

Sirlete disse...

Convivi com a Ana por quase quatro anos em nosso local de trabalho e pude ver e participar de sua luta em busca da cura de seu filho Enzo.Foram tantos momentos tristes e felizes a cada nova esperança.Realmente só com muita fé em DEUS, ela conseguia forças e coragem para não desistir.Tenho certeza que ela vai superar da melhor forma possível e com a ajuda de seu "anjinho"que se encontra nos braços de JESUS.Coragem Ana e pode contar comigo.
06/04/2012

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!