domingo, 27 de fevereiro de 2011

A vida é um grande virado!!!

Bom dia aos meus quase "1 milhão de amigos"!!!

Hoje, domingo dia de Deus e da família. Dia de fazer um almoço bem gostoso e ser feliz!!! Desejo que seja um dia especial e repleto de alegria a todos. No cardápio de hoje temos "virado"! Todos estão convidados!
Trecho do futuro livro 

A VIDA  É UM GRANDE VIRADO


       Sabe aquelas situações em que você olha na dispensa e não encontra muita coisa? Tudo o que  se precisa para fazer o almoço não está ali e você não tem tempo para ir ao supermercado. Situação em que a sua alternativa é aproveitar aquilo que tem, e fazer daquilo um grande banquete. A refeição dos sonhos é aquela em que não faltam os nobres ingredientes: Filé mignon, azeite , vinho importado, champion e aquilo que você mais espera e gosta. Mas,  e quando você encontra apenas alguns ovos, farinha, tomate, banana e poucas e simples ervas da sua horta? Para acabar de melhorar recebe a noticia que seu marido que está no trabalho vem almoçar em casa. O que fazer?
                 Juntar tudo, acreditando que você é a rainha da sua própria cozinha e que pode fazer o melhor com aquilo que tem em mãos.
      A vida também é assim, na grande maioria das vezes não dispomos de tudo aquilo que achamos que precisamos. Temos que recorrer àquilo que temos, e devemos ter em mente que não é necessário condicionar-nos ás circunstâncias, mas estar acima delas, sabendo que não precisamos de tanto assim para ser felizes. A vida pode ser simples ou complicada, dependendo de como a encaramos e de como damos resposta aos nossos problemas.
        Seu marido chegou em casa.  O  prato do dia é o “virado” das sobras da dispensa que você preparou. A diferença não está  na escassez dos ingredientes, mas na forma que você o recebe na porta. O almoço não começa na primeira “garfada”, mas no  beijo e no sorriso com que você o recebe. Isto sim faz toda diferença! Não se surpreenda se a partir daquele dia o prato mais gostoso a ser lembrado prá sempre será aquele  simples virado.
         O grande tempero da vida é o amor com que executamos as pequenas ou grandes tarefas, o carinho com que tornamos o simples em algo esplêndido,  a persistência para não desistir diante dos obstáculos naturais que a vida apresenta. Que diferença  um lindo sorriso pode fazer nos momentos cruciais!
        Reconhecer que a vida reserva em poucas e especiais datas lautos banquetes e que nos outros dias quase morremos de fome  é  empobrecê-la. A grande beleza  está em escolher todos os dias. Fazer dos “virados”, momentos especiais onde o simples torna-se inesquecível porque o fizemos de coração.  Assim deve ocorrer com tudo o que fazemos: mãos e mentes em ligação direta com o coração! Nunca fazer nada no automático, nunca fazer nada por fazer. Excelência deveria ter  sinônimo com fazer com o coração.
         Lembro-me de situações  engraçadas que ilustram bem isto tudo. Muitas coisas boas (e até ruins rsrss) que tenho herdei da minha querida mãe, e ela não precisava de muitos recursos para me dar o melhor: Uma cadeira comum de adulto, depois de ter suas pernas cortadas pela metade e pintada por ela própria, recebia o toque final com a gravura do meu apelido “Crush”. Deixou de ser comum, simples,  para ser linda, única, exclusiva, inesquecível, eterna para mim. Hoje em dia é  natural comprarmos nas lojas e até supermercados estas cadeiras de crianças, mas á muitos anos atrás, isto só poderia ter sido feito com amor, criatividade e dedicação. Outra coisa que ela fazia e que eu amava. Comprava um frango que serviria para o nosso jantar, destroncava seu pescoço, depenava, mas antes de prepará-lo, fazia do pano de prato uma linda fralda, colocava nele, e me deixava sair para passear e apresenta-lo às minhas coleguinhas. O meu lindo bebê frango. Como uma coisa tão simples me fez tão feliz? Porque foi feita por alguém que me amou demais, e que procurava com o pouco que tinha  em todas as oportunidades me fazer feliz! É  disto que falo, tornar o simples em eterno, porque o virado prá quem tem amor para compartilhar é banquete digno de qualquer rei ou presidente.
     Sabe-se que o dinheiro pode ajudar na felicidade, mas quanta gente com dinheiro e que ainda assim é infeliz? Tenho dito que a felicidade é uma escolha. Receber o simples e transformá-lo em algo valioso! Já viu aqueles panos de prato que  são vendidos por pessoas carentes em sinais de trânsito?  Apenas um pedaço de pano branco. Mas que tal bordá-lo? Colocar um coração, escrever “amo minha família”. E aquele vestido simples  que você nem queria usar com receio  de encontrar na rua  outras  que aproveitaram a mesma liquidação? Use sua criatividade! Rasgue, corte, costure, pinte, coloque pedrinhas, laços... Amor!!! Tudo com amor se transforma. Tudo com amor se modifica! Quantas vezes cheguei em ambientes requintados com roupas de liquidação
 (olha por favor não contem prá ninguém....rsrsrssrsrs).                                                  
Nem por isto deixei de ser notada, elogiada, simplesmente  porque consegui fazer com que aquela roupa ficasse se parecendo comigo. Aprendi a aceitar e a modificar as minhas circunstâncias com tudo aquilo que a vida me colocar a disposição para isto! Não reclamar do pouco mas agradecer a Deus por ele. Não subestimar o simples porque nele pode estar escondido um tesouro que só o amor e a criatividade podem descobrir.
       O segredo, portanto é entender que no virado da vida,  o grande  desafio é ser feliz! Com saúde ou sem saúde, com dinheiro ou sem dinheiro, qualquer circunstância pode ser enxergada de uma ótica diferente que nos faça melhor! É fácil fazer isto? Não, infelizmente não! Aí é que está o desafio:  Fazer disto um exercício diário. Pintar de azul aquilo que nos foi entregue cinza, bordar de vermelho aquilo que era apenas branco.
        Hoje acordei sentindo muitas dores. Dores que me entristecem, preocupam e tentam me fazer parar.  Sou provada naquilo em que escrevo. Tenho que colocar em prática meus próprios conselhos. Sinto dores?  Sim! Mas consigo sair da minha cama? Sim! Então o que farei?  Depois de receber um café maravilhoso na cama, com  pão  e ovos fritos (só faltou a farinha). Lembro-me do virado. Tenho forças para tomar meu banho me vestir e sair. Vou caminhar na praia com  meu marido e meu filho. O céu está lindo demais para que a minha dor fale mais alto!!!


Que tal um virado?

                                                         Com amor,

                                                                   Matilde (Tuca)

5 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus continue a cada manha te dando muita força para continuar,vc e uma vencedora nasceu para vencer..estarei sempre orando por vc

Unknown disse...

Parabéns pelo exemplo, amiga! E eu aqui de manhã, sem dor alguma e com preguiça de levantar da cama...Te amo sempre!!! Que Jesus abençoe seu domingo!!!

Kelton disse...

Mae, estou levantando agora!!! Muitas coisas a fazer e nenhuma desculpa para nao faze-las.
1- Voce e sempre sitada por mim como otima cozinheira, acho um barato sua habilidade de criacao, muito melhor do que fazer apenas receitas, posso dizer que ja comi os melhores virados!!!
2- Nao podia contar o segredo das suas producoes de roupa! Todo mundo ainda achava que eram roupas de milhares de reais (ou dolares), mas voce e super criativa como Personal Stylist tambem.
3- Voce nunca me apresentou como seu Bebe-Frango nao ne???
4- Parabens!
5- Ja disse que sou seu fa hoje?
6- Voce sabe que nao gosto de escrever aqui toda hora apenas por escrever, nao quero ser "poeta do teclado" sem viver a poesia. Quero colocar todo nosso papo em dia AO VIVO, quem sabe enquanto sai um Virado-a-paulista... Enquanto nao chego vou escrevendo de vez enquando as coisas do coracao, so essas, com muito amor e saudade!
Te amo...
8- Sou seu fa mesmo!!!!!!!!!!!!!

Carol disse...

thuthulicolas.....

bebe frango....kkk so a Vo dolores mesmo!!!Eu sei de onde veio tanto talento e criatividade!!!! love uuuuuu !! tamo te esperando !!!!!!!!!

Carol

Unknown disse...

Tuca minha linda... Que texto tocante... Amei... São tantos "virados" que podemos fazer durante essa nossa vida!!
Seu olhar sobre a vida é lindo!! O modo como usa os comparativos são tocantes...
Toda vez que passo por aqui recarrego minhas energias!!
E saiba que me emocinei muito quando falou de mim em um dos post... Tanto carinho me arrancou lagrimas com sorriso!!
Te admiro cada dia mais...
Fique com Deus minha Amiga Querida!!
BeijoKas...

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!