domingo, 6 de março de 2011

NA CAVERNA


Bom dia aos  meus quase "1 milhão de amigos"!!!

          Hoje domingo, quero compartilhar com vocês o meu momento. Sei que no mundo milhões de pessoas se identificam com este momento. Peço as orações de vocês por todos nós!

Trecho do futuro livro
           
                                      Na caverna

       Existem períodos difíceis na vida da gente. Tempos em que por uma série de fatores que fogem à nossa vontade ou controle nos sentimos como que num carro desgovernado numa pista escorregadia: Não adianta tentar firmar o volante, pois o veículo vai em direção própria, normalmente parando apenas depois de chocar-se com algo que o retenha. Quem já viveu isto sabe o quanto é desesperador! Sentir-se um mero passageiro quando o seu papel era dirigir. Quantas vezes na vida nos sentimos assim? Sem o comando da nossa vida, tentando girar a direção. Impotentes, frágeis com medo!
       Gosto muito de um personagem da Bíblia em especial. Um homem de personalidade forte, impactante. Um verdadeiro leão! Seu nome era Elias. Um profeta. Um homem que pagou um preço alto por escolher obedecer a Deus! Sim, porque levar mensagens nem sempre animadoras a uma nação que estava enfrentando as conseqüências dos seus próprios erros e escolhas é um papel difícil demais! Dizer verdades para quem está vivendo e acreditando em mentiras pode ser um trabalho árduo e perigoso! No tempo de Elias, o rei Acabe que era um rei fraco e medíocre cuja mulher de índole perversa e que realmente mandava no marido, ordenou que se matassem todos os profetas de Deus. Ela decidiu que aquela nação iria servir aos seus deuses e qualquer homem que se levantasse para dizer o contrário deveria ser morto.  Centenas de homens justos e sinceros foram mortos. Elias não aceitou aquilo. Desafiou o rei, a rainha e todos os profetas de deuses estranhos. Foi o auge da história de Elias. Lindo vê-lo no alto de um monte confrontando a existência de falsos deuses e provando   não somente com argumentos que Deus era com ele, mas também com um milagre irrefutável: Fogo descendo do céu, anunciando que Deus  aprovava sua mensagem! Naquele momento Elias estava no comando da sua própria história e também da sua nação! Foi um dia especial, um momento maravilhoso, inesquecível!
      Vocês conseguem lembrar-se de momentos assim? Situações em que nos sentimos fortes. Importantes. No comando da nossa vida e muitas vezes influenciando a vida de outros de forma positiva também? Momentos inesquecíveis em que ficamos tão felizes e realizados que corremos o risco de tal qual balão inflado pelo oxigênio, subir, subir e subir... O problema disto é que dizem existir uma lei que diz: “Tudo o que sobe, um dia tem que descer”!
         Jezabel a rainha má foi a “agulha” a fazer com que o balão de Elias descesse. Ordenou a sua morte! Elias teve que fugir! O mesmo homem que conduzia o carro da história, agora se vê desgovernado, fugindo sem direção! Nesta fuga, desiludido, desanimado, enfraquecido chegou a desejar e a pedir a própria morte! Que incoerência: Um homem fugindo porque foi ameaçado de morte, agora declarando que deseja a morte! Pista escorregadia, carro desgovernado, já não mais ele no comando. Medo, fragilidade! Eis expostos os mais íntimos sentimentos de um homem forte.
         Aprendi que até o mais forte dos homens pode sentir medo!
         Aprendi que entre o auge da subida e a queda livre, basta uma simples agulha que pode ser qualquer coisa!
         Aprendi que na guerra da vida ora temos que enfrentar, ora temos que nos recolher ou mesmo fugir para nos preservar!
        Aprendi com Elias que mesmo em fuga, aparentemente desgovernados, depois do choque, do acidente, da agulha que nos tirou da posição de honra e de conforto, sempre haverá um lugar onde poderemos nos sentir novamente seguros e protegidos!
        Elias caminhou em fuga durante 40 dias. Sozinho, com medo, perdido em sentimentos de amargura e fracasso. A diferença é que mesmo em meio a estes sentimentos todos, ele procurou o lugar certo para se esconder: Uma caverna. Um buraco numa rocha no alto de um monte chamado Horebe! Ali ficou... Ali chorou... Ali esperou...
        Às vezes parar também é continuar andando! Sim porque quando nos sentimos sem direção, o melhor é procurar um lugar onde nos sintamos protegidos e esperar ali. Quem espera em Deus assim como Elias esperou, permanece caminhando!
         A Bíblia diz que a espera de Elias não foi em vão.  Deus se revelou a ele! O mais incrível desse encontro é que depois de ouvir todos os lamentos e reclamações do seu profeta, Deus diz que ele deve voltar! É hora de parar de fugir! Existe ainda trabalho a ser feito! Sim porque devemos fugir somente enquanto nos sentimos perdidos e desgovernados. Quando encontramos Deus, quando ele fala conosco, sua voz nos alimenta. Enche-nos de forças! Nossas esperanças são renovadas!Voltamos a estar no comando novamente! A voz de Deus na vida da gente é que nos dá alento, forças e direção!
          Terminei a minha segunda quimioterapia em novembro. Já compartilhei que meu coração se encontra enfraquecido por causa do herceptin. Tenho tomado remédios há um mês que infelizmente até o momento não curaram minha falta de ar. Parece que veio alguém com a agulha e furou o meu balão de oxigênio. Para aumentar ainda mais o fogo desta prova, tenho sentido fortes dores no fígado e estou sentindo-o inchado.
          Como me sinto? Sinto-me neste momento sem direção. Vulnerável, frágil, com medo!    
          Para onde vou? Vou para a caverna.                           
Parar... Chorar... Aguardar... Sei até o que vai acontecer: Deus virá ao meu encontro!
Vai falar comigo, me consolar, me fortalecer, vai sobretudo me dizer o que disse a Elias:  Seu trabalho ainda não terminou! Volta para a batalha porque eu preciso de ti!!!

                Um beijo a todos,

                              Matilde (Tuca)

12 comentários:

Unknown disse...

Ei Baby...todos temos um dia de caverna, mas para a glória de Deus, é de lá que ouvimos sua voz e seu comando para nossas vidas...Descanse, chore, aguarde, por que vc vai ouvir a voz de Deus...e quando ouvir. agradeça o tempo de descanso no escurinho e saia como Elias saiu, com um propósito de Deus nas mãos. Te amamos muito...bjos com carinho!!!! Lu & Cia.

Ana disse...

Querida Tuquinha!!
Como queria estar do seu lado...
Sabemos bem que os dias não são sempre iguais...
Você descreve a situação de forma tão linda e tão especial...
Deus está no controle e cuidando de você minha querida amiga...
É apenas uma fase e vc sairá dessa muito em breve...
Vá dando notícias conforme lhe for possível e prometa-me pfvr que jamais desistirá de lutar por mais dificíl e incontrolavel que seja a situação...
Preciso de vc e de ler suas lindas mensagens.
Obrigado por seu carinho em forma de mensagem deixado no meu cantinho.
Estamos caminhando nos braços do Senhor ele cuida de nós com Amor amiga!!
Beijinhos doces

Anônimo disse...

Só tenho a dizer que não desista nunca!!

Te adoro e vc e muitas outras pessoas deste mundo virtual tem me ensinado mil coisas!

beijo!

AFRICA EM POESIA disse...

MATILDE
Obrigada pela visita
Obrigada pelo poema

pergunto se posso guardar pois quando gosto guardo para colocar no próximo livro de poesia que editarei...


um beijo

LIBERDADE


Liberdade
Felicidade de ser
Felicidade de estar
Felicidade de saber ser
Cortar amarras
Deixar prisões
E alargar o amor
Para vencer a liberdade

Ser livre e livre
Estar solto
E saber dar valor
Ao melhor
Que a vida lhe deu
E que é tão pouco
Pois é apenas...
A sua Liberdade...


Lili Laranjo

AFRICA EM POESIA disse...

Estamos juntas

Na poesia e na doença.
Beijos

AFRICA EM POESIA disse...

Estamos juntas

Na poesia e na doença.
Beijos

Keilor disse...

Mãe querida,

Te conhecendo, e sabendo como Deus te usa, certamente você está na caverna para encontrar alguém ali e ajudá-lo a sair dela... Aquilo que você tem escrito está sendo gravado. Ficará "eternizado" e essas sementes no momento certo germinarão e os frutos virão.

Te amamos hoje e sempre!

Que o Senhor Jesus te fortaleça! Que suas forças sejas renovadas!
Sua saúde restaurada!
E você seja completamente curada!
Em nome de Jesus!!!

Essa tem sido a nossa oração!

Keilor, Paty e Evelyn.

wilson e penha disse...

Querida Tuca,
As direções que recebi após a leitura do blog foram
1) o salmo 98:

Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.

O SENHOR fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos dos gentios.

Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.

Exultai no SENHOR toda a terra; exclamai e alegrai-vos de prazer, e cantai louvores.

Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto.

Com trombetas e som de cornetas, exultai perante a face do SENHOR, do Rei.

Brame o mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam.

Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,

Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.

2) Não se esqueça do seu nome:
M.A.T.I.L.D.E.
Sei que vc já pesquisou, mas hoje
procurei na web e encontrei:
Origem do Nome Matilde
GERMÂNICO

Qual o significado do nome Matilde: A QUE TRABALHA COM A FORÇA E A VONTADE e ainda GUERREIRA QUE COMBATE COM ENERGIA

Significado e origem do nome matilde - Analise da Primeira Letra do Nome: M
Muito ligado a familia, e emotivo costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo (a caverna, não é?) e só sai quando recebe um pedido de perdão.

Acabamos de orar por vc, fique firme, o Senhor vai te usar assim como fez com Elias ao sair da Caverna.

Grande beijo.

O Baú do Xekim disse...

Oi Tuca, boa noite.

A poesia é você.
Adoro você, minha GUERREIRA.
Feliz terça, com ou sem Carnaval.
Beijinhos de muita paz e ternura.

Ariana Alves disse...

Folhas Secas

Ah! se viver fosse fácil não teríamos tantas dores e problemas espalhados em todos os cantos do planeta.

A dor visita a cada uma das pessoas com tarefas que as vezes, a primeira vista, parecem injustas demais, mas que acabam sendo necessárias para o amadurecimento do ser humano.

Problemas são como as folhas de uma árvore imensa que sempre vão cair, de uma maneira ou outra, num ciclo sem fim, o que muda é a forma como recolhemos essas folhas, ou como tratamos os problemas, pois muitas vezes deixamos as folhas acumularem-se pelo chão, sem dar importância devida para o monte que vai se formando, e quando vemos, as folhas já tomaram conta do chão, dos cantos, frestas e até dos quintais vizinhos.

Junte as folhas diariamente, cate seus problemas e resolva-os, removendo o que não serve mais, separando o que é importante e o que não é.

Folhas muito secas podem ser queimadas rapidamente, assim como os problemas pequenos, que muitas vezes damos importância demais, aumentando-os sem ao menos pensar em uma solução, paralisados pelo medo.

Não espere o Outono chegar e derrubar todas as folhas de uma vez, mantenha seu jardim da vida sempre limpo, cultive flores (otimismo), regue com bom humor, espalhe as sementes (caridade) por todos os jardins, e receba da própria natureza os lucros de sua dedicação: cheiro de terra molhada, cores e perfumes das flores, frutos que alimentam e paz que preenche o espírito.

Problemas são folhas de árvores, você é o jardineiro e Deus o semeador da vida, e a vida pede cuidados diários.

FIQUE COM ELE.

QUE ELE SEMPRE CUIDARÁ DE VOCÊ.

Liene disse...

quando li sua mensagem lenbrei me de Paulo com sua espinha na carne.onde ele enfrentando dificuldade não abandonou o evangelho.bjos

wilson e penha disse...

tuca, a mensagem hoje e: E PRA MARCHAR, DEUS MANDA VC MARCHAR, MARCHAR COM O VARAO,POIS A VITORIA E SUA!DERROTADO E SATANAS! BJS PENHA.

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!