terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DO FUTURO LIVRO

  
O SEGREDO DA SUA BELEZA

                      Um dos meus maiores prazeres, sempre foi em momentos inesperados perguntar-lhe qual o segredo da sua beleza. Ao que imediatamente ela me responde: 
               “ - Anota aí:
1)   Extrato de aranha vesga.
2)    Pó de perna de cobra.
3)    Asa de elefante anão.


             O interessante é que a cada vez que lhe pergunto,  a lista muda com um novo ingrediente engraçado e inusitado que só a sua criatividade do momento poderia inventar.  Tudo isto começou lá atrás, através da sua querida mãe (esta merece um capítulo a parte), que da mesma forma  depois de encher a garotinha “crush” de afagos, abraços e apertões, ouvia da boca da menina a costumeira pergunta:  
             “- Mamãe qual o segredo da minha beleza? “
E ficava intrigada, envolvida e entusiasmada, com a resposta que a cada dia mudava,  mas sempre causando o mesmo efeito: Encher o coração daquela criança  de alegria, segurança e afirmação.   “Criança” que cresceu, mas que em sua essência permanece, por isto tanto me fascina a ponto de querer desvendar seu “segredo”. Estar   ao seu lado por  mais de vinte anos é um prazer e uma honra. Sinto-me privilegiado em ser seu  marido , pois sempre  a vi como uma grande “estrela”  muito maior que as de Hollywood, com suas “plásticas e maquiagens”. Pois aquelas se tornaram tais pela interpretação de papéis fictícios, sendo seu choro ou seus sorrisos meramente artificiais.
                  Tenho a alegria de diariamente desfrutar do sorriso genuíno desta “estrela”  assim como o dissabor de tê-la feito chorar. Sou a maior testemunha das  grandes cicatrizes que ela carrega por ser tão  destemida. O que mais me impressionou nestes anos todos é que a cada dia ela se torna mais linda e resplandecente. Por muitos anos sem entender bem isto, sentia-me pequeno, pensando que ofuscava seu brilho . Quando amadureci e pude entender que foi ela quem me escolheu, e que me tornei uma das razões pela qual ela é feliz, passei a ser seu maior admirador! Proteger  e preservar esta “estrela” tem sido o meu mais digno papel, e sinto-me grande por isto! Defini-la?
M  ulher
A  rtista
T otal
I ncomparável
L utadora
D estemida
E xemplar

          O Seu próprio nome torna-se pequeno. Teria que usar os muitos apelidos carinhosos  que usei durante nossa jornada juntos para em cada letra atribuir seus valores e predicativos, ainda assim consciente de que sempre faltaria alguma coisa diante da  riqueza de mulher que recebi de Deus. Estou  ao lado de alguém que não simplesmente “passou” pela vida, mas alguém que sempre deixará marcas,  por aquilo que é  e representa!  Sua  grande coragem em enfrentar o Câncer e vencê-lo, a ponto das pessoas ao redor, chegarem a duvidar da  sua existência e gravidade, simplesmente por ter outras prioridades: Estava ocupada demais em  viver e ser feliz!     (por Marcos).

             Todos nós precisamos nos sentir amados, e é exatamente neste ponto que muitos de nós, por não termos tido uma referência de amor, afeto, valorização por parte dos nossos pais,  ainda na mais tenra infância, adquirimos  insegurança e tantos outros complexos de desvalor, e agora  diante dos problemas e das lutas da vida, sentimo-nos  sozinhos e desarmados.
              O que fazer? Relegar-nos ao sentimento de vítimas revoltadas, culpando Deus e  o mundo  pelas desgraças que nos escolheram como  seu alvo principal?  Não! Definitivamente não!
                Em primeiro lugar devemos reconhecer que não podemos mudar o  passado.
Se este feriu-nos, marcou-nos, podemos no presente trabalhar pela nossa cura, e quando no futuro pudermos olhar para trás, que vejamos as cicatrizes  adquiridas, com  devido  respeito que elas merecem, pois  foram adquiridas num campo de batalha no qual muitos outros  sucumbiram, mas para nós que escolhemos e decidimos lutar, tornaram-se marcas indeléveis, que nos diferenciam e graduam de simples soldados rasos, às  mais altas patentes de respeito e autoridade.
                   Em segundo lugar, não posso  ter expectativas do amor alheio se eu própria não aprender a  amar a mim mesma.
Quantas de nós já desistiram de  ser belas? Seu marido alcoólatra, sua história difícil, não pode ofuscar a oportunidade que você tem de tornar-se bonita hoje! O que você vê no espelho te agrada? Ou nem tem coragem de encarar, este que sempre foi o maior consultor de todas nós  mulheres? Minha querida:  se o lápis, o baton, o rimel, não estão ao seu alcance, ou porque você já desistiu de si mesma, ou porque não tem recursos financeiros para isto, volte  agora mesmo a ser bonita novamente,  com uma atitude  muito simples, porém fundamental: Sorria !!! Prometo a você que não vai doer (risos). Pode começar com o chamado “sorriso amarelo” não importa, mas presenteie as pessoas ao seu redor e a si própria, com o exercício  constante de não escolher motivos... Mas escolher “sorrir”.  Com a evolução, você verá que aquilo que começou como algo forçado e artificial, tornar-se-a  a  mola propulsora que trará a tona   outros valores inimagináveis existentes em você, esperando a oportunidade de serem resgatados. Por mais que nós mulheres tenhamos recebido do bom Deus o “dom da fala” (falamos até pelos cotovelos...risos), nem todas sabemos como usà-las com o devido tempero e sabor. Mas todas nós indistintamente, podemos sorrir, sorrir e sorrir!           
                 Qual o sinal aparente, que isto tudo já está começando a surtir efeito em mim? Quando o antes empoeirado e esquecido espelho, for consultado todas as vezes em que você bela, formosa, toda “pintada e preparada para a guerra da vida”, declarar para si e talvez baixinho para ele, a célebre e eterna  frase: “Espelho... espelho meu... existe no mundo alguém mais bonita do que eu???
                Em terceiro lugar devemos aprender que o choro pode ser para a alma o que a prensa é para a uva .
Já chorei muito em minha vida. Conheço a dor de perder  a mãe,uma das maiores da minha vida, a dor de perder o marido, levado pela concorrência, a dor do câncer, a dor do medo, a dor de múltiplas cirurgias, a dor da traição, a dor do abandono, a dor  de perder meu lindo Escort  branco, que foi entregue pela falta de pagamento. Aprendi com o tempo que do choro posso extrair vinho ou vinagre, e que é totalmente minha esta escolha. Parei de ter pena de mim mesma, e enquanto chorava, começava a raciocinar em que aquilo tudo poderia ajudar-me  a ser  mais bela.
                         Portanto amigas, vocês que estão vivendo o momento terrível de ter que praticar a “dieta da lágrima”, saibam que ela pode ser  altamente eficaz se usada da forma correta. Aliás como empresária, não entendo como ainda não patentearam esta dieta pois somos naturalmente choronas, e deveríamos canalizar todo este precioso líquido para o desenvolvimento da nossa beleza.
A partir de agora, toda vez que você  estiver chorando, comece a avaliar se esta perda ocular de h2O, está construindo algo de bom em você. E se  concluir que não está, pare agora mesmo de estragar sua maquiagem mocinha! Estamos compartilhando algo aqui para deixar-nos mais belas! Lágrimas sem causas, são perda de tempo, desenvolvem rugas, afastam-nos das pessoas e o pior de tudo: tornam-nos   f e i a s!
A lágrima que constrói é aquela que apesar de fluir de uma justa causa, trabalha em nosso caráter como as águas trabalham no seixo do rio, lavando-o e diariamente  mudando-o de lugar. Chega da maldita “síndrome de Gabriela”, que aprisiona-nos e tenta manter-nos assim, porque:  “eu nasci assim, vou ser sempre assim... Gabriela”.
                Fui “Crush”, tornei-me “Tuca” e hoje, por mais que  tenha rejeitado meu nome de nascimento, em todas as mudanças e desafios que a vida proporcionou-me, tomo posse do meu verdadeiro nome, pelo qual tanto briguei com a minha doce mãezinha: Matilde,  que significa – “guerreira que luta com energia”. Eis o que sou!  e  posso dizer com convicção, que sem  as minhas lágrimas jamais teria alcançado isto.
                  Como estou em constante evolução, tenho a promessa  ainda de um novo nome... Quem viver verá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!