quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CORAÇÃO VALENTE!!!


  Terminei ha 3 meses uma série de 24 aplicações de quimioterapia e segundo o meu médico devo tomar Trastuzumabe a cada 21 dias, indefinidamente ou até que meu coração aguente.

O Trastuzumabe é indicado no tratamento de pacientes com câncer de mama metastizado, cujo tumor superexpressa a proteína HER2.
O tratamento com trastuzumabe pode causar disfunção cardíaca por lesão das células miocárdicas. Os sintomas mais comuns da insufucuência cardíaca são: dispnéia, tosse, dispnéia paroxística noturna, edema periférico. O exame ecocardiográfico mostra redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo. A insuficiência cardíaca congestiva, durante terapia com o trastuzumabe pode ser severa em 0,5 a 4% dos casos, mas frequentemente é reversível pela suspensão do medicamento e tratamento clínico apropriado.

Há 3 semanas atrás fiz a primeira aplicação de Trastuzumabe
 - Herceptin - depois da quimio, foi uma dose de ataque para iniciar o tratamento e isso começou a me dar falta de ar e cansaço, ontem fomos ao cardiologista antes de tomar a segunda dose que seria hoje e fomos surpreendidos com o diagnóstico que confirmava uma lesão moderada porém importante e a causa provável dos sintomas, comecei um  tratamento para reverter o processo e tivemos que suspender as aplicações de Trastuzumabe até reestabelecer a saúde plena desse órgão vital.
Isso me fez pensar sobre ele.



Se o meu coração falasse
Certamente diria:  Férias, férias
preciso de férias, trabalho dia e noite
deixo você dormir e fico acordado
alerta, a qualquer momento posso
ser chamado a bater mais rápido
um barulho estranho, um choro de criança
um susto... e durante o dia então
quanta emoção
só eu e você sabemos
tudo que enfrentamos juntos
mas se pudesse escolher
talvez quisesse outro corpo
mais eu coração,...... sempre escolheria você.....
Porque? .....
Você sempre foi forte,
nos momentos de fraqueza, me deu equilíbrio
sempre foi bom,
quando minha razão queria prevalecer,
você gritava dentro do meu peito......
Dá mais uma chance
foi sempre sensível,
 ao choro e a dor do próximo...
sempre que foi ferido, procurou sua própria cura
me perdoe por não ter te protegido como deveria
fica mais um pouco comigo...
Férias para você....
É uma eternidade para mim....

2 comentários:

Kelton disse...

Mae, tenho certeza que existem milhares de pessoas que, se pudessem, emprestariam um pedacinho do proprio coracao afim de dar suporte ao seu. Seu coracao sempre foi acolhedor, generoso, abencoador e pronto para acomodar mais um ( ou uns...rs). Lembro que sempre que voce ia ao cardiologista ele te dizia pra nao se preocupar que seu coracao era como o de crianca... Talvez por isso o seu amor para com o proximo seja tao sincero! Desse tipo de o coracao que a terra precisa. Logo serao um milhao de coracoes dispostos a participar dessa mesma causa. Voce ja pode contar com um, O MEU!

Te amo,

Kelton

carol disse...

dica numero 1: Quando o coracao bate e clama por ferias, a gente pode dar um jeito nisso rapidinho!!!! 'e so falar a hora que a gente te pega no aeroporto!!!!

dica numero 2 : se o coracao mandar tem que obedecer!!!!


LOVE U THUTHU!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!