sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

DO FUTURO LIVRO


Escreví este texto em janeiro de 2.011. Passados quase quatro anos, quase caio de costas, quando esta semana, vejo nos jornais que os Estados Unidos depois de mais de sessenta anos de embargos contra Cuba, inicia processo de restabelecimento das relações. Com isto, aquele texto,  revela-se atual e sobretudo profético!!!  A Presidente Dilma, em entrevista disse que jamais imaginaria que isto um dia pudesse acontecer. Mas Deus sabia, porque sabe e pode todas as coisas!!!Glória a Deus!!! 
                            Vale a pena conferir!!!


CONSELHO À FIDEL, OBAMA E A QUEM POSSA INTERESSAR

            Interessante como a vida da gente quando em seu ocaso, passa a ter contornos tão diferentes. Tal qual a mulher grávida que fica cheia de desejos  , nos sentimos famintos por abraçar a vida agarrando-a da maneira que pudermos. É um misto de saudade daquilo que se foi, das pessoas que conhecemos e amamos, dos lugares que passamos.                
Uma sede de fazermos coisas que nem pensávamos estar em nosso alcance, enfim, o desejo de gritar para o mundo que podemos  aproveitar melhor a vida, e que sempre haverá lugar para o perdão, para o arrependimento e para a mudança.
  
                     Como disse anteriormente, estou prestes a iniciar um processo difícil e doloroso de quimioterapia. Tenho  que confessar que sinto medo, pois já passei por isto uma vez , e no meu caso, além de todas as conseqüências desagradáveis  como enjôos, perda de cabelo e outros  efeitos colaterais, a minha imunidade baixou demais,  levando-me sinceramente a pensar  no que vêm pela frente. Nesta preparação toda, o meu médico disse que eu teria que colocar um “catéter”.  Um aparelho que colocado na altura do peito, facilitaria o recebimento dos remédios sem agredir as veias do braço. Acontece que pasmem vocês, sendo este  instrumento considerado de alto custo, o  seguro de saúde tem 10 dias para através de auditoria,  liberá-lo  ou não. Foi neste espaço de tempo que o Marcos  aconselhou-me a visitar nossos   filhos  que moram nos Estados Unidos. Nossa, que idéia maravilhosa! Vibrei, pulei, dancei!  Na mesma hora ele comprou as passagens, ligou para os meninos para dar-lhes a notícia e eles que estavam muito apreensivos, ficaram muito felizes! Como os ânimos da gente podem mudar de uma hora para a outra, assim como a própria vida!  Eu, de  triste e preocupada, agora exultante descendo no  outro dia no  aeroporto de Miami. 
                                
Amo voar!   Amo viajar! Amo viver!

Estava ali com a minha malinha   

básica sendo eu mesma (meu marido costuma dizer que eu certamente nasci dentro de uma ambulância ou outro veículo qualquer, pois já nasci em movimento)!
                     Meu banco de memórias é rico de boas coisas, pois   são elas que escolho para deixar gravadas.  O resto procuro esquecer.  Deletar .  Estes dias com  meus queridos da América foram particularmente especiais. Incrível que nestes dias não senti uma dor sequer, vocês acreditam? Saímos, passeamos, comemos muito bem! Ficávamos até de madrugada rindo e conversando sobre tudo! Passou muito rápido, como a própria vida (portanto trate de  aproveitá-la!). No penúltimo dia, um sábado, combinamos de visitar Key West que é a última ilha da Flórida, situada no Condado de Monroe. Considerada a cidade mais Meridional da parte continental dos Estados Unidos, estando à apenas 90 milhas de Cuba (cerca de 150 km ).
                        
A principal fonte de renda da cidade é o turismo. Eles têm uma festa tradicional chamada “Sunset Celebration”, que acontece todos os dias o ano todo. Já pensou uma cidade que festeja todos os dias do ano? (estou pensando seriamente em um dia me mudar prá lá... risos).  É um ritual para celebrar o pôr-do-sol, onde as pessoas se reúnem na “Mallory Square” duas horas antes, permanecendo ali até uma hora depois que o sol se põe. Interessante!
Mas o que mais  impressionou-me foi a temperatura do mar, nesta época do ano bem quentinha (maio), e a transparência das  águas com seus peixes sendo alimentados pelas mãos dos visitantes. Simplesmente maravilhoso!  Eu, meus filhos, minhas noras, minha futura neta.
os pais da minha nora Carol, Wilson e Helena que são pessoas maravilhosas que também sabem curtir a vida.

Em meio a exploração daquele momento mágico e novo para mim, tive a oportunidade de pisando naquelas águas tão límpidas, deixar minha mente e imaginação viajar num raio de 90 milhas! Exatamente a distância de Cuba!
Direcionando o meu olhar para o horizonte, pensando nos milhares de Cubanos que já morreram tentando fazer aquele trajeto e alcançar aquilo que para muitos deles seria a “terra prometida”. Pensei num mundo melhor, onde nossos países não precisassem ter fronteiras, onde guardas armados não precisassem impedir que seus irmãos se aventurassem nas águas, muitas vezes até a nado, porque simplesmente gostariam de tentar  uma nova vida em outras terras. Ouvi de um dos meus filhos que os Estados Unidos promete asilo político para todo  cubano que conseguir pisar na praia de Key West ou no território americano. Até aí tudo bem. Mas a ironia  disto está no fato de que os próprios americanos que aceitam os poucos e corajosos que  conseguem chegar  nas suas praias, também através da sua polícia marítima trabalha por impedir que isto aconteça, fazendo as embarcações cubanas voltarem para a sua origem, sendo ameaçados também de morte por tiros,  e promessa de afundamento.
            “- Seu Fidel:  Eu e você ainda temos vida! Enquanto há  vida,  existe oportunidade de olhar para trás, e se na avaliação da nossa história, concluirmos que apesar de bem intencionados, falhamos cometendo erros sobretudo com pessoas, ainda podemos  nos revestir da humildade que pede e libera perdão!  Da grandeza, da dignidade que nos faz entender exatamente a proporção que temos:  a de meros e falhos seres humanos!  O maior legado que podemos deixar, não é a extensão do território,  o tamanho e o valor das propriedades, ou as leis , normas e sistemas que defendemos por toda a vida!  Mas,   a grandeza do nosso amor! As maiores conquistas da  humanidade, não  foram feitas com armas! Foram feitas com atos de  grandeza, como amor e humildade!  Permita que os filhos desta terra tenham  o direito magno de ir e vir. Serem livres o suficiente para escolherem se querem ficar na sua pátria ou dela partir. Abra as suas portas  de  céu  e mar  para receber com bandeiras de boas vindas todos os filhos que se foram, mas que querem voltar a visitar o seus queridos ou simplesmente  recomeçar.
                    Tenho certeza que o senhor será mais lembrado pela segunda “revolução” do  grande perdão , da  liberdade,  e da sabedoria que a vida lhe outorgou  na velhice,  do que pela primeira, conquistada  na juventude apenas pela força e pelos  bons ideais.

              “- Seu Obama: Você é jovem, sábio e poderoso  o suficiente para ordenar que se prepare o  Força aérea 1, com combustível  para chegar em Cuba. A história não se lembrará de você pelo número de mísseis que você tirou do seu arsenal, mas pelas pessoas que você conquistou e amparou com seu amor! Você é maior do que os impedimentos políticos e os entraves da diplomacia. Um abraço sincero no velho Castro pode quebrar anos de rancor e amargura das duas partes!  A vida é uma só, e é  muito curta! Porque deixar para futuras gerações, os atos de verdadeira bravura que o nosso mundo tanto precisa, quando estes podem partir de nós próprios? se eu fosse egoísta, neste momento lhe pediria para aproveitar e dar uma força para os meus filhos brasileiros, para Beth My Love nossa amiga querida, que tanto trabalhou e ama este país, e sonha em um dia fazer aquele juramento, tornando-se cidadã americana. E porque não lembrar-se dos mexicanos, latinos e tantos outros que honestamente trabalharam e trabalham para construir esta grande nação?  Mas, como não posso ficar me estendendo, e seria feio ficar  pedindo em causa própria (risos)., tanto os Green Card dos meus nenéns, quanto  o reconhecimento aos milhões de imigrantes,  que mais  abençoaram esta terra  do que tiraram dela, deixo esta questão contigo, desde que  ajas com amor e respeito a todos!
       “- A quem possa interessar: os desafios enfrentados por presidentes podem ser maiores no sentido da responsabilidade e autoridade que toda a nação lhes conferiu, mas a essência de todas as coisas é que eu e você, simples mortais, podemos guardar conosco e colocar em prática diariamente é esta:  O ontem se foi, o amanhã ainda não chegou  portanto não nos pertence e só temos o hoje para viver, amar e corrigir a nossa história!

PS: Quando lá no início deste capítulo eu disse que “quando a vida da gente em seu ocaso...” Faço questão de deixar registrado que não estou fazendo uma espécie de despedida. Lembro ainda, que Key West todos os dias festeja  o “ocaso”, portanto  vou viver tanto,  que ainda tenho esperança de festejar  uma 
                            “Cuba livre com Fidel”.  Risos.

6 comentários:

Unknown disse...

RECEBIDO NO MEU e-mail tucavit@yahoo.com.br

Oi minha querida Tuca.

É com lagrimas nos olhos que escrevo essas poucas palavras.
De verdade tenho orgulho de vc, uma mulher batalhadora, sempre correndo em busca de seus ideais... Sonhadora... Que não desiste NUNCA..
Mulher de garra...
Deus é com vc sim e sempre será.. Ele tem um proposito em tudo isso minha amiga.
E eu determino a sua cura em nome de Jesus que isso sirva para confundir os médicos..
Palavra que me chamou atenção.

Você sempre foi forte,
nos momentos de fraqueza...


Tuca, a partir de hj estarei em um proposito com Deus pela sua vida...
Minha querida, conte comigo sempre....
Estarei daqui orando por vc todos os dias.
Te prometo isso.
De verdade isso me fez ver como devemos dar valor a nossa vida, como a família é importante, como é bom crermos em um Deus que tudo pode e que tudo vê.
Vc vai vencer Tuca... Estou daqui torcendo por vc SEMPRE.....

Te amo muito
Adriana Gomes

Unknown disse...

RECEBIDO NO ORKUT

Daisy / Pr Pedro:
Paz

Fui impactada por seu testemunho!!!! Que Deus te abençoe cada dia mais!!!! Quero um exemplar do livro hein rsrs qualquer dica que precisar nessa área, sobre grafica e tal o Pr Pedro está partindo para o seu terceiro livro.

Tenha um belo dia!!!!! Cheio de Deus!!!!!

Daisy Noia

Unknown disse...

RECEBIDO NO ORKUT

Daisy / Pr Pedro:
Paz amados,

Gostaria de pedir que visitassem esse bolg http://wwwtucavit.blogspot.com/ é da mãe do nosso querido e amado Kelton e nossa inesquecivel Carol, nele ela dá um testemunho digno de ser lido, garanto que vai acrescentar muito a sua vida.

Recebi o convite e me cadastrei no projeto ao qual ela está desenvolvendo " Eu quero ter um milhão de amigos" ajude você também!! !Ela está criando uma fundação chamada "Ovelha Leão" de apoio aos portadores de Câncer.

Agradeço a Deus por cada palavra que li dessa "Guerreira que luta com energia"

Deus abençoe

Daisy Noia

...algumas pessoas passam pela vida....outras deixam suas marcas em nossos corações!!!!

OBS: Quero pedir também que coloquem a vida dela em oração! O nosso Deus TUDO PODE!!!!!

Unknown disse...

RECEBIDO NO ORKUT

Neuva:
Oi Tuca entrei no seu blog e achei maravilhoso! Obrigada por me convidar.
Enviei uma mensagem pra vc não sei se deu certo.
Vc como sempre sendo exemplo para minha vida, estou nessa luta tb contra o câncer.
bjo grande!

Unknown disse...

RECEBIDO NO ORKUT

Gilsara:
Amiga, Já me add ao blog, parabéns! Tomei a liberdade de convidar outros amigos. Achei a idéia fantástica. Bjs

Ana disse...

Olá Tuca!!
Que lindo que nos encontramos, guerreiras da mesma luta...estou tão feliz...
Teu post me fez estremecer e me revejo em inúmeras palavras...
A vida é um misto de emoções... no momento ocorre-me o receio de não ter tempo de concretizar tanta coisa na vida. Meus filhos são meu alento e minha força.
Vivo a vida da melhor forma que sei e posso e tem sido extremamente dura em todos os aspectos mas eu sou forte e hei-de vencer.
Agradeço a Deus cada dia da minha vida e assim será sempre...
Todos os dias são uma nova oportunidade e procuro ser melhor...
És uma guerreira linda, tens uma família linda e vencerás, apenas tens de acreditar!!
Beijinhos super doces e muita força para ti
Sou tua seguidora e voltarei de vez em quando para saber tuas notícias...que só podem ser óptimas...
Leva o meu selinho para o teu blog por favor, ficarei feliz
Muitos sorrisos e um lindo arco-íris para ti

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!