quarta-feira, 31 de agosto de 2011


OÁSIS

“Oásis é uma área isolada, localizada num deserto, com solo fértil e coberto por vegetação. 
O que possibilita o desenvolvimento de vegetação num oásis é a fonte ou nascente de água que fica dentro ou próximo a ele. 
Os  oásis servem de parada estratégica (descanso e abastecimento de água) para as caravanas de comerciantes que cruzam os desertos.” (extraído Google). 
       Todos nós em algum momento na vida, sentimo-nos caminhando pelo deserto! Deserto é lugar de solidão, de sol escaldante, de aridez, de escassez, de fome, de sede, de falta de forças... Muitos sucumbem diante do deserto. Esta caminhada pode levar dias, meses ou anos. A depressão é um deserto. A doença é um deserto!
      Hoje não quero falar de “deserto”, mas de “oásis”. Conforme descrito acima, o oásis é um intervalo do deserto, um lugar de sombra, de água, de provisão.
      Como já foi dito na postagem passada, fiquei internada em tratamento numa clínica em Curitiba.  Adivinhem o nome deste lugar onde fiquei: “Oásis”! Foi o que vivi nestes dias. 

 
Sombra, água fresca, carinho, cuidado, atenção, amor! Em meio ao deserto da minha jornada, encontrei um lugar maravilhoso e acolhedor que me recebeu de braços abertos!  Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionista, massagista,  pacientes. Poderia aqui citar nomes, porém prefiro graduá-los como “anjos” que em meio ao meu deserto, trouxeram-me alívio, alento, esperança...
       A rotina diária:
7:00hs.  No final do corredor bem próximo ao quarto onde fiquei, tem um pequeno salão muito acolhedor onde nos reuníamos para adorar a Deus, ouvir a leitura da bíblia e uma breve oração.
7:15hs. Neste mesmo espaço o nosso fisioterapeuta inicia um programa super divertido de alongamento.  São 15 minutos de muita descontração, não somente dos músculos mas de todo o corpo, inclusive da alma que recebe um novo oxigênio regado de muita alegria.
7:30hs. Nesse horário um dos pacientes tem consulta com o fisioterapeuta, que, diga-se de passagem, tem mãos “abençoadas”. Tem uma música infantil que  diz assim: “Havia um homenzinho torto, morava numa casa torta, andava no caminho torto, sua vida era torta, ....um dia o homenzinho torto a Bíblia encontrou, e tudo que estava torto Jesus endireitou...” Esse profissional não é Jesus,  seu nome é Israel, mas... Tudo que está torto, dolorido, estressado, fora do lugar, não tenha dúvida, ele endireita e com muito respeito e carinho trata cada paciente!
8:00hs. Volta ao quarto depois da consulta, ou uma caminhada pela trilha.  Uma enfermeira já preparou sua cama para aplicação de argila. Esse procedimento é muito confortável e relaxante além de antiinflamatório. Coloca-se uma generosa camada de argila quente nas costas, e fria no abdômen.
Highslide JS Com essa argila agindo no seu corpo durante duas horas, você fica bem quentinha enrolada em cobertores e com uma bolsa de água quente nos pés.  Dá pra tirar uma bela soneca.  Nesse tempo é servido sucos e chás, inclusive suco verde. Tudo com o propósito de desintoxicar seu organismo e aumentar a imunidade.
10:00hs. Vamos para a sala de banhos, entramos em um chuveiro bem quentinho e toda a argila é removida.
10:15hs.  Em uma outra sala,  já esta preparado um escalda pés feito com chá de eucalipto bem quente, onde são mergulhados os pés. A água fica até o joelho por 4 minutos e depois coloca-se em outro recipiente contendo água bem fria por 1 minuto. Repete-se  4 vezes o procedimento. Cheguei com muitas dores nas pernas e joelho, depois do primeiro escalda pés não senti mais nenhuma dor.
10:40hs. Banho vital, algo muito importante acontece com a circulação do sangue nesse procedimento. Sentada em um banquinho dentro de uma pequena banheira, os pés mergulhados em chá bem quente, massageia-se a barriga em sentido horário com uma toalhinha mergulhada em água bem fria, durante 20 minutos.
  Nessa foto estamos aproveitando o tempo e a argila para um tratamento de beleza...
Três vezes por semana temos sauna intercalada aos banhos.
Nesse período dos banhos são servidos vários tipos de chás.
11:30hs. O almoço começa a ser servido no refeitório, muita salada colorida e bem apetitosa servida com castanhas e molhos, 


acompanhado de pratos quentes e muito saborosos também.
Após o almoço, mais um escalda pés e outro banho vital, massagem e compressas de linhaça nas costas, ombros ou onde for necessário para relaxar e tratar. É servido suco de frutas á tarde.
17:30hs. Hora do jantar.  Caldos quentes, torradas, castanhas ou um prato bem decorado com frutas variadas cortadas.  Granola, torradas, mel, etc. 
            
 Delícia!!!
Tempo livre depois do jantar para bater papo, assistir um filme na sala de TV,  ou qualquer coisa que você queira fazer.
Foi um tempo maravilhoso em todos os sentidos! fiz amizade com  todos: Pacientes e   equipe !
        Fiz também um tratamento chamado hidro-cólon, para limpeza e desintoxicação do intestino. Tudo isto acompanhado de muitas palestras onde aprendemos o valor nutricional e medicinal das plantas e vegetal.  Uma verdadeira reeducação. 
E mais, uma vez por semana temos curso de culinária, aprendemos, participamos e o mais importante...degustamos, tudo com muita descontração.
        Enquanto eu viver, jamais esquecerei o aprendizado e a dedicação daquelas pessoas que estiveram comigo! Muito Obrigado a todos! Que Deus possa recompensar o maravilhoso trabalho que esta clínica desenvolve! Algo muito maior e mais profundo do que o dinheiro pode pagar, pois recebi ali  muito amor , carinho e compreensão.
      Não sei durante quanto tempo ainda caminharei no deserto desta enfermidade, pois decidi não seguir a prescrição médica de voltar a fazer quimioterapia já que as células cancerígenas voltaram  a multiplicar-se. Com isto não estou desistindo da vida ou algo parecido, pois amo viver e tenho um filho lindo que precisa de mim . No entanto, resolvi  procurar a cura através de remédios naturais e reeducação alimentar. Não recomendo que ninguém faça o que estou fazendo, pois esta é uma escolha pessoal. Creio que Deus, o autor da vida está cuidando de mim!
       Um beijo carinhoso aos meus quase “um milhão de amigos”, aos quais incluo agora os “anjos”do Oásis. 

Obs.: Em três semanas já consegui eliminar 5 kilos! Iupiiiiii!!!
Rua Frei Jacinto Govaski, 707Jardim Santa Maria, Almirante Tamandaré / PR
(41) 3657-2021

8 comentários:

Keilor disse...

Parabéns Mãe Linda!!!

Estamos com vc e agora queremos as receitas do Oásis tb!!!

Super beijo!

Keilor, Paty e Evelyn!!!

(Guerreira que luta com energia). disse...

Eu também quero te dar os parabéns, mamãe linda, achei muito legal você ter ido ao Oásis, fiquei com saudades mas estou feliz porque esta de volta.

Seu filho que te ama muito, Samuel.

Solange disse...

ooooo loko rss que lugar lindooooooooooo, adorei, é de uma tranquilidade incrível.... fantástico
Beijos da Sol

Anônimo disse...

Deus vai continuar te dando a vitoria sempre ele te ma muito ,,vc e uma grande guerreira...
continue assim Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Tia amei as fotos do lugar e que rotina bacana lá heim? mais o importante de tudo isso foi sua reeducação e Tia 5k???QUE MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...rs
Adeus Picanha..rsrs
Beijos amo vc
Delgma

O SOL do amanhã... disse...

Que bom que estas de volta!!!!

Marcia Cristina Soeiro disse...

Matilde, há um tempo venho lendo seu blog,e pedindo a Deus para me dar palavras de sabedoria para vc.Comecei a ler sobre câncer por que estou com uma prima de 06 aninhos com leucemia, ela ainda chupa chupeta, seu nome é Lorena, mora em Aracruz estamos orando por ela e por vc também, para que Deus possa enviar seus anjos de cura e providenciar a grande benção na vida de vocês.
Vivemos em busca da consciência, elevação moral, autoconhecimento, despertar, evolução espiritual ou desenvolvimento da espiritualidade. Esses são alguns dos diversos nomes utilizados para mostrar esse processo de busca que todo ser humano tem, em algum momento, em algum lugar, durante o período da sua vida.

Muitas vezes, surge um vazio no peito, uma tristeza, muita ansiedade, medos, inseguranças, que podem gerar sofrimentos e até doenças. Esses são momentos que ocorrem na vida de qualquer ser humano, em outras palavras, acontece com qualquer um de nós que vive a vida moderna. Ai vem a pergunta, como uma criança de 06 anos que não tem problemas, medos, inseguranças poderia ter ficado doente? Não seria a vontade de Deus, missões que não sabemos pq são nos dadas? Mas Deus em sua extrema sabedoria dá a missão para os mais fortes, aqueles que Ele sabe que conseguem suportar, pois são os seus filhos mais brilhantes, vc é uma dessas filhas de Deus, assim como minha priminha, são pessoas de fibra, fortes, capazes de suportar o que outro ser comum não suportaria, eu as admiro!!

E daí, o que fazer quando as dificuldades e os sofrimentos normais surgem? Onde encontrar consolo, um caminho e a ajuda para superar os problemas, cada vez mais presentes em nossas vidas?

A resposta é simples: dentro de nós mesmos!

Precisamos aprender a alimentar em nós mesmos, uma força, um caminho que é um manancial de luz dentro de nós. Eu acredito que nada acontece por acaso, e que Deus não nos desampara nunca, Dele virá o socorro, por isso, eu tenho certeza, Ele está ao seu lado em todos os momentos, te sustentando!
Nascemos para ser felizes e por isso precisamos ser felizes.
Força para vc, sempre!! Continue sendo esta mulher forte, madura que vc é, encarando tudo com bom ânimo.
Beijos
Marcia Cristina

Aninha disse...

Força, guerreira!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!