sexta-feira, 19 de dezembro de 2014


Escreví este texto em janeiro de 2.011. Passados quase quatro anos, quase caio de costas, quando esta semana, vejo nos jornais que os Estados Unidos depois de mais de sessenta anos de embargos contra Cuba, inicia processo de restabelecimento das relações. Com isto, aquele texto,  revela-se atual e sobretudo profético!!!  A Presidente Dilma, em entrevista disse que jamais imaginaria que isto um dia pudesse acontecer. Mas Deus sabia, porque sabe e pode todas as coisas!!!Glória a Deus!!! 
                            Vale a pena conferir!!!


CONSELHO À FIDEL, OBAMA E A QUEM POSSA INTERESSAR

            Interessante como a vida da gente quando em seu ocaso, passa a ter contornos tão diferentes. Tal qual a mulher grávida que fica cheia de desejos  , nos sentimos famintos por abraçar a vida agarrando-a da maneira que pudermos. É um misto de saudade daquilo que se foi, das pessoas que conhecemos e amamos, dos lugares que passamos.                
Uma sede de fazermos coisas que nem pensávamos estar em nosso alcance, enfim, o desejo de gritar para o mundo que podemos  aproveitar melhor a vida, e que sempre haverá lugar para o perdão, para o arrependimento e para a mudança.
  
                     Como disse anteriormente, estou prestes a iniciar um processo difícil e doloroso de quimioterapia. Tenho  que confessar que sinto medo, pois já passei por isto uma vez , e no meu caso, além de todas as conseqüências desagradáveis  como enjôos, perda de cabelo e outros  efeitos colaterais, a minha imunidade baixou demais,  levando-me sinceramente a pensar  no que vêm pela frente. Nesta preparação toda, o meu médico disse que eu teria que colocar um “catéter”.  Um aparelho que colocado na altura do peito, facilitaria o recebimento dos remédios sem agredir as veias do braço. Acontece que pasmem vocês, sendo este  instrumento considerado de alto custo, o  seguro de saúde tem 10 dias para através de auditoria,  liberá-lo  ou não. Foi neste espaço de tempo que o Marcos  aconselhou-me a visitar nossos   filhos  que moram nos Estados Unidos. Nossa, que idéia maravilhosa! Vibrei, pulei, dancei!  Na mesma hora ele comprou as passagens, ligou para os meninos para dar-lhes a notícia e eles que estavam muito apreensivos, ficaram muito felizes! Como os ânimos da gente podem mudar de uma hora para a outra, assim como a própria vida!  Eu, de  triste e preocupada, agora exultante descendo no  outro dia no  aeroporto de Miami. 
                                
Amo voar!   Amo viajar! Amo viver!

Estava ali com a minha malinha   

básica sendo eu mesma (meu marido costuma dizer que eu certamente nasci dentro de uma ambulância ou outro veículo qualquer, pois já nasci em movimento)!
                     Meu banco de memórias é rico de boas coisas, pois   são elas que escolho para deixar gravadas.  O resto procuro esquecer.  Deletar .  Estes dias com  meus queridos da América foram particularmente especiais. Incrível que nestes dias não senti uma dor sequer, vocês acreditam? Saímos, passeamos, comemos muito bem! Ficávamos até de madrugada rindo e conversando sobre tudo! Passou muito rápido, como a própria vida (portanto trate de  aproveitá-la!). No penúltimo dia, um sábado, combinamos de visitar Key West que é a última ilha da Flórida, situada no Condado de Monroe. Considerada a cidade mais Meridional da parte continental dos Estados Unidos, estando à apenas 90 milhas de Cuba (cerca de 150 km ).
                        
A principal fonte de renda da cidade é o turismo. Eles têm uma festa tradicional chamada “Sunset Celebration”, que acontece todos os dias o ano todo. Já pensou uma cidade que festeja todos os dias do ano? (estou pensando seriamente em um dia me mudar prá lá... risos).  É um ritual para celebrar o pôr-do-sol, onde as pessoas se reúnem na “Mallory Square” duas horas antes, permanecendo ali até uma hora depois que o sol se põe. Interessante!
Mas o que mais  impressionou-me foi a temperatura do mar, nesta época do ano bem quentinha (maio), e a transparência das  águas com seus peixes sendo alimentados pelas mãos dos visitantes. Simplesmente maravilhoso!  Eu, meus filhos, minhas noras, minha futura neta.
os pais da minha nora Carol, Wilson e Helena que são pessoas maravilhosas que também sabem curtir a vida.

Em meio a exploração daquele momento mágico e novo para mim, tive a oportunidade de pisando naquelas águas tão límpidas, deixar minha mente e imaginação viajar num raio de 90 milhas! Exatamente a distância de Cuba!
Direcionando o meu olhar para o horizonte, pensando nos milhares de Cubanos que já morreram tentando fazer aquele trajeto e alcançar aquilo que para muitos deles seria a “terra prometida”. Pensei num mundo melhor, onde nossos países não precisassem ter fronteiras, onde guardas armados não precisassem impedir que seus irmãos se aventurassem nas águas, muitas vezes até a nado, porque simplesmente gostariam de tentar  uma nova vida em outras terras. Ouvi de um dos meus filhos que os Estados Unidos promete asilo político para todo  cubano que conseguir pisar na praia de Key West ou no território americano. Até aí tudo bem. Mas a ironia  disto está no fato de que os próprios americanos que aceitam os poucos e corajosos que  conseguem chegar  nas suas praias, também através da sua polícia marítima trabalha por impedir que isto aconteça, fazendo as embarcações cubanas voltarem para a sua origem, sendo ameaçados também de morte por tiros,  e promessa de afundamento.
            “- Seu Fidel:  Eu e você ainda temos vida! Enquanto há  vida,  existe oportunidade de olhar para trás, e se na avaliação da nossa história, concluirmos que apesar de bem intencionados, falhamos cometendo erros sobretudo com pessoas, ainda podemos  nos revestir da humildade que pede e libera perdão!  Da grandeza, da dignidade que nos faz entender exatamente a proporção que temos:  a de meros e falhos seres humanos!  O maior legado que podemos deixar, não é a extensão do território,  o tamanho e o valor das propriedades, ou as leis , normas e sistemas que defendemos por toda a vida!  Mas,   a grandeza do nosso amor! As maiores conquistas da  humanidade, não  foram feitas com armas! Foram feitas com atos de  grandeza, como amor e humildade!  Permita que os filhos desta terra tenham  o direito magno de ir e vir. Serem livres o suficiente para escolherem se querem ficar na sua pátria ou dela partir. Abra as suas portas  de  céu  e mar  para receber com bandeiras de boas vindas todos os filhos que se foram, mas que querem voltar a visitar o seus queridos ou simplesmente  recomeçar.
                    Tenho certeza que o senhor será mais lembrado pela segunda “revolução” do  grande perdão , da  liberdade,  e da sabedoria que a vida lhe outorgou  na velhice,  do que pela primeira, conquistada  na juventude apenas pela força e pelos  bons ideais.

              “- Seu Obama: Você é jovem, sábio e poderoso  o suficiente para ordenar que se prepare o  Força aérea 1, com combustível  para chegar em Cuba. A história não se lembrará de você pelo número de mísseis que você tirou do seu arsenal, mas pelas pessoas que você conquistou e amparou com seu amor! Você é maior do que os impedimentos políticos e os entraves da diplomacia. Um abraço sincero no velho Castro pode quebrar anos de rancor e amargura das duas partes!  A vida é uma só, e é  muito curta! Porque deixar para futuras gerações, os atos de verdadeira bravura que o nosso mundo tanto precisa, quando estes podem partir de nós próprios? se eu fosse egoísta, neste momento lhe pediria para aproveitar e dar uma força para os meus filhos brasileiros, para Beth My Love nossa amiga querida, que tanto trabalhou e ama este país, e sonha em um dia fazer aquele juramento, tornando-se cidadã americana. E porque não lembrar-se dos mexicanos, latinos e tantos outros que honestamente trabalharam e trabalham para construir esta grande nação?  Mas, como não posso ficar me estendendo, e seria feio ficar  pedindo em causa própria (risos)., tanto os Green Card dos meus nenéns, quanto  o reconhecimento aos milhões de imigrantes,  que mais  abençoaram esta terra  do que tiraram dela, deixo esta questão contigo, desde que  ajas com amor e respeito a todos!
       “- A quem possa interessar: os desafios enfrentados por presidentes podem ser maiores no sentido da responsabilidade e autoridade que toda a nação lhes conferiu, mas a essência de todas as coisas é que eu e você, simples mortais, podemos guardar conosco e colocar em prática diariamente é esta:  O ontem se foi, o amanhã ainda não chegou  portanto não nos pertence e só temos o hoje para viver, amar e corrigir a nossa história!

PS: Quando lá no início deste capítulo eu disse que “quando a vida da gente em seu ocaso...” Faço questão de deixar registrado que não estou fazendo uma espécie de despedida. Lembro ainda, que Key West todos os dias festeja  o “ocaso”, portanto  vou viver tanto,  que ainda tenho esperança de festejar  uma 
                            “Cuba livre com Fidel”.  Risos.

Um comentário:

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Maltide, uma guerreira.
Vim lhe desejar um ano de vitoria para você seu lindo filho Samuel e toda família.
Um forte abraço.

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!