terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EPITÁFIO

Muito bom dia aos meus quase 1 milhão de amigos!!!

       Hoje sentí o desejo de trazer-lhes uma mensagem séria.  Uma palavra que espero,  traga mudanças àqueles  que estão desatentos sobre a brevidade da vida e sobre a percepção que precisamos  ter daqueles que estão ao nosso redor . Espero que reflitam  e sobretudo que sejam enriquecidos com ela!
       Àqueles que estão comigo e me amam,  eis aí o que penso, sinto e espero do meu EPITÁFIO.

DO FUTURO LIVRO

 
Epitáfio.....“É a inscrição que se coloca na lápide de um túmulo. Na sua origem, era uma inscrição que narrava os maiores feitos dos grandes heróis e/ou cavaleiros, nobres e reis. Posteriormente se popularizou, e passou a ser utilizado para exaltar as qualidades de uma pessoa (um bom pai, um bom marido, uma boa mulher, etc...) ou os sentimentos das pessoas próximas ("deixará saudades", "nunca o esqueceremos"). Ultimamente não tem sido mais tão utilizado, embora se encontre alguns ainda em cemitérios.” (extraído Google).


      Você já reparou  que os grandes feitos de uma pessoa, seu perfil, seu caráter, suas belas atitudes na maioria das vezes  somente são verdadeiramente reconhecidas e eternizadas depois da morte? Sim, enquanto em vida  não passaram de anônimos muitas vezes. Ilustres desconhecidos!
       Porque não reconhecer os nossos heróis e  seus valores hoje? Agora... Porque rebuscar em palavras escolhidas talhar em pedras de mármore aquilo que poderia ter sido verbalizado em vida para que ficasse gravado nas “tábuas  do coração” daquele que amamos, admiramos, queremos bem?  Muito mais do que palavras, gestos que demonstrem a importância que o outro tem.  Muito mais do que chorar aos pés de uma “lápide” relembrando o quanto aquele ser esplêndido de outro mundo (agora verdadeiramente em outro mundo)  poderia ter sido mais amado, ouvido, respeitado, reconhecido, beijado, abraçado, tocado, acariciado....
      Defuntos não voltam para almoçar ou jantar conosco! Não nos podem aconselhar ou sentar para nos ouvir! Mas se tivermos a sensibilidade para enxergar com a visão “5D” ou a que melhor nos convier estes heróis que nos rodeiam no dia a dia, e se tivermos a sabedoria de entender que cemitério é lugar de choro e de morte, veremos que os nossos heróis sentir-se-ão muito mais felizes em celebrar  a vida! Brincar, sorrir , compartilhar a vida conosco! A grande dificuldade é conseguir aguçar esta bendita percepção. Sim,  porque estes heróis nunca vestiram “capas”ou “salvaram o mundo”.... Talvez já velhos e “ultrapassados”, cansados pelo peso dos anos, não tem no presente muito a oferecer...  Engano, pura falta de visão... Percepção.... Tem sim! Muito valor!  Valor incalculável! Ainda que no presente não tenham forças nem para se banhar sozinhos, ainda que como crianças voltem a usar uma fralda a qual somos “obrigados” pela vida a trocar! Quem precisa de verdadeiro “banho” são os nossos olhos... a nossa visão.... a nossa percepção! No dia que conseguirmos enxergá-los como merecem ser  vistos, nos sentiremos honrados por Deus ter nos dado a chance de conviver, amar e ter feito algo por alguém tão ilustre e importante.
     Quem são seus heróis? O que você está fazendo por eles? Como disse o Presidente Kennedy uma vez: “Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país.” E agora o parafraseando: “Não pergunte o que os seus heróis fizeram, fazem ou farão por você, mas o que você poderá fazer com eles e por eles”.
     Disseram-me que levarei muitos anos para alcançar “um milhão de amigos”, que talvez nunca alcance... A resposta que tenho para isto é que se os sessenta, oitenta, cem, que Deus tiver me dado, tiverem me conhecido, me amado, me honrado nesta vida e da mesma forma desfrutado do meu amor: Estes para mim serão o meus   “1 milhão”..... Não quero “lápide”, não quero “epitáfio”, nisto serei egoísta: Quero os meus abraços, os beijos palavras de incentivo e de carinho. Tudo a  que tenho direito !
Como “morta” não poderei retribuí-los! Quero que as festas, os belos vestidos e os lindos presentes, sejam me dados aqui! A vida é o palco onde celebrarei com aqueles que me amam e andam comigo as conquistas que fiz e ainda farei! Sozinha, sem capa, sem muita energia, não tenho muito a fazer ou oferecer. Mas se os meus “heróis”os quais enxergo com a visão que Deus já me deu, me virem também de igual maneira, juntos faremos muita coisa, e seremos plenamente felizes!
     Meu epitáfio?  Se algum insistente tentar fazê-lo, querem saber o que poderia ser  escrito?  Pois lá vai, guardem e  gravem :

Dispensa elogios e honras,  pois cobrou-os e recebeu-os todos em vida! Viveu e foi feliz!!!
                       
                                    Aos meus:
                                         1 milhão de heróis e amigos!!!
                             Beijos,
                           Matilde (Tuca)

                                                  
    

5 comentários:

Keilor disse...

Te amamos imensamente, profundamente e temos muito orgulho em sermos seus filhos, netos, sobrinhos, vizinhos, leitores... 1 milhão de amigos!

Keilor, Paty, Evelyn e todos que te conhecem!

Unknown disse...

Aqui estamos, para te dar nosso carinho...
Por tudo que vc é...
Agradecemos por vc ser amiga e companheira...
Agradecemos o amor liberado sem medidas...
Agradecemos as horas de conversas e conselhos...
Agradecemos os beijos e os abraços ...
Mãe, hoje queremos dizer-lhe algo muito especial: nos te amamos!!!
Sabemos também que, de seu coração,
brota sempre um gesto novo de amor e carinho!
Você é capaz de esquecer o sofrimento e a dor para ver felizes os que vc ama...
E queremos que hoje, vc saiba que é nossa heroína...
Guerreira ungida de Deus, te amamos hoje e sempre...

Com muito carinho e amor do seu filho Kleyton, sua nora Lu e do seu neto Josh!

(Guerreira que luta com energia). disse...

Recebido no e-mail


Tuca,


Achei muito bacana os textos de hoje e ontem. È impressionante a sua capacidade de ver as coisas, é forma tão particular e brilhante, fica até reduntante mas vc e uma mulher realmente MARAVILHOOOOOSA.


Este ano quem vai organizar seu aniversário sou eu, isto é, se vc me permitir. Me envie a lista com os Nomes e emails..


Bjs

Eloiza

Beth Almeida Vene disse...

Show, como tudo que a Tuquinha faz. Quem a conhece sabe que ela e intensa, se veste muito bem, descobre tudo que ha de mais bonito e presenteia aos seus..... ela e amada por nos e pelo nosso Pai. Que Deus tenha sempre misericórdia da nossa amiga e irma em Cristo. Eu a amo e ela sabe disto e sei que sou amada por ela.... Beijos fraternais......

Unknown disse...

Muito lindo! Muito verdadeiro! Amei o texto! Querida guerreira! Receba o meu carinho,minhas oracoes e admiracao pela pessoa maravilhosa que es! Bjsss

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!

Postar um comentário

SEUS COMENTÁRIOS SÃO MUITOS IMPORTANTES!!!